Livro:  Charlotte Street Autor:  Danny Wallace Editora:  Novo Conceito Páginas:  399 "There's nothing like the humdrum O...

Resenha - Charlotte Street

0 Comments
Livro: Charlotte Street
Autor: Danny Wallace
Editora: Novo Conceito
Páginas: 399


"There's nothing like the humdrum
Of life and in london
Chasin' girls out of the sticks 
changing worlds with twelve quick clicks"
"Girl in a photo", The Kicks

"Como todas as coisas boas se vão ... ela se foi."

Charlotte Street é uma movimentada esquina de Londres, foi onde Jason Priestley conheceu A garota. Porém, o momento durou muito pouco, pois o motorista do táxi estava impaciente, e a única coisa que ficou daquele mágico momento foi uma câmera descartável. 
Ele mora com Dev, um geek que tem sua própria loja de games, num pequeno apartamento. Ambos sofrem com problemas amorosos: a ex-namorada de Jason (e a única que ele realmente amou) está noiva e grávida; E Dev, está apaixonado por Pamela, a garçonete comprometida. 

"Mas eu sabia o porquê. Pois há certo medo de que esses momentos na verdade não existam fora da sua própria cabeça. Os olhos não se encontram em um lugar lotado, duas pessoas não pensam precisamente na mesma coisa, e se só uma pessoa na verdade tem aquele momento, ele é de fato um momento?"

A história é narrada em primeira pessoa por Jason, um personagens carismáticos e um dos mais comuns também - já que podemos facilmente nos identificar com ele em algumas situações. Confesso que às vezes ele é cheio de mimi - mas sinceramente, quem nunca foi em algum momento de sua vida? Em suma, ele é um amor, e extremamente divertido. 

"Sempre fui desconfiado com relação à esperança. Mas agora eu podia ver que a desesperança não era o caminho para seguir também. É bom ser surpreendido com coisas boas, é claro. Uma ligação inesperada. Uma conquista inesperada na vida. Mas como é bom também tentar e fazer as coisas boas acontecerem."

O autor utilizou uma linguagem peculiar, adorável e sarcástica. A trama é agradável porém cansativa, com uma leve tensão no ar, tudo se encaixa, e foi muito bacana ver as pistas serem reveladas gradualmente. As referências à cidade, ao bairro, aos filmes e por aí vai, são excelentes, o livro é bem antenado. E o mais importante, foge dos clichês. 


Os demais personagens são um show à parte, principalmente, por torná-los tão reais, expondo seus defeitos e rotina. O Dev é o melhor amigo dos sonhos; Matt, o ex aluno, sempre prestativo; Zoe é uma graça; Abbey me irritou bastante no início, mas depois se tornou mais agradável; Sarah, a ex namorada, e Gary, o noivo, são hilários e, é claro, bem pedantes em algumas situações; e A garota misteriosa, bom, melhor vocês descobrirem sozinhos.
Outro ponto positivo com relação aos personagens é o crescimento de todos eles, em especial, do Jason. As mudanças começam sutis, e vão se intensificando no decorrer da história. E os diálogos são memoráveis - foi difícil escolher qual deles acrescentar na resenha. 

Romântico, sem momentos melosos, com um final lindo de viver e cenas de arrancar altas gargalhadas. O livro superou as expectativas! Além de ter uma capa linda, afinal quem aqui não é apaixonada (o) por Londres? 

Eu Sempre acreditei em fazer acontecer!
Câmera Descartável 35 mm.

- RECOMENDO-




Post que você também pode gostar: