Talvez eu tenha demorado um pouco para trazer uma opinião sobre 13 Reasons Why, mesmo que eu tenha passado apenas dois dias inteiros inje...

13 REASONS WHY

0 Comments

Talvez eu tenha demorado um pouco para trazer uma opinião sobre 13 Reasons Why, mesmo que eu tenha passado apenas dois dias inteiros injetando essa serie na veia, e isso foi assim que lançou, porque eu sou dessas, eu absorvo uma serie em pouco tempo mexxxmo!

Acho que aborda temas como estupro e suicídio não seja tão fácil ainda mais quando envolve adolescentes e 13 Reasons Why fala exatamente sobre esse tema, e é tratada com seriedade, decência e um realismo surpreendente. Dirigida por Thomas McCarthy e escrita por Brian Yorkey.
Surpresa: Selena Gomez é uma das produtoras executivas e também tem uma musica na trilha sonora da serie.


A serie é uma adaptação do best-seller (um dos favoritos de Selena Gomez) que leva o mesmo nome e foi escrito por Jay Asher e foi publicado pela primeira vez em 2007.
A serie conta a história de Clay Jensen que encontra na porta de sua casa uma caixa com 13 fitas cassetes e nelas estava Hannah Baker que listava os motivos que a levou ao suicídio.
A serie tem uma narrativa dupla que diferencia o passado do presente, e em cada fita Hannah Baker narra sua versão de como tudo foi levando a tal decisão e mostra como cada colega de escola colaboro para o trágico momento.


No livro tudo se passa em apenas uma noite, só que para a serie tudo foi dividido em 13 episódios que equivale a quantidade de fitas deixadas por Hannah, dessa forma foi trabalhado mais os personagens que se encontra nas fitas, dando características a cada um deles.

A serie toca na ferida da sociedade e expõe certas preocupações que muitos ignora, 13 Reasons Why trata com rispidez as consequências de ações que geralmente achamos que não levaria a nada, sem pensar na consequência de como nos comportamos com outras pessoas, na escola, trabalho ou online, não importa, cada palavra e atitude tem que ser pensada "será que eu gostaria de ser tratada assim?" ou "sera que eu gostaria de tal apelido para mim?".


O roteiro nos da uma pontinha de confiança de que tudo que mostra pode sofrer uma grande reviravolta e esperamos ansiosos que no fim a tão aclamada Hannah entrara pela porta da escola e mostra que ela é mais forte que tudo aquilo, só que o próprio roteiro nos da uma rasteira e uma surra de "realidade" ao mostrar que não tem reviravolta alguma. E quando a serie passa para as partes finais onde tudo fica realmente pesado, é fácil notar que cada cena e cada tema tratado nos últimos episódios foi esculpidos com bastante cuidado para manter a seriedade dos fatos.

13 Reasons Why não é nada fácil de ser assistida e nenhum pouco agradável, a quantidade de detalhes que eles dão ao abrir o tema estupro e a forma que os personagens transmite seus sentimentos quanto a isso, e até mesmo como é mostrado a cena de suicídio, com cada detalhe e a quantidade de sangue, a tristeza que é facilmente identificado no olha de Hannah Baker e a rapidez com seu humor foi mudando.


A série jogou um shade sobre assuntos que ainda é pouco considerado por vários, como cyberbullying, imagem corporal e como a falta de comunicação entre pai e filho pode destruir um adolescente.

13 Reasons Why não foi a melhor serie e não teve grandes atuações, mais foi a serie que soube como abordar certos temas com seriedade e os manteve na realidade, foi a serie que introduziu vários temas que são necessários serem discutidos, mostrou como precisamos ter cautela com palavras que jogamos ao vento, nem sempre sabemos o peso de palavras ou dos atos, e que sua brincadeira que pra você parece ser boba e inofensiva pode ser esmagadora para outra pessoa.


Post que você também pode gostar: